Pin It

Tipos de Marketing: 5 Principais e Suas Estratégias

A cada dia que se passa, mais percebo a importância da utilização de estratégias de marketing, independente do tamanho e poder de investimento de uma empresa. Com a explosão da internet, cada vez mais o espaço é ampliado e as empresas conseguem maiores chances de colocar em prática estratégias de tipos de marketing diferentes com o intuito de alcançar mais clientes.

 

Por isso, vou te mostrar os principais e mais utilizados tipos de marketing atualmente no mercado.

 

1. Marketing Digital

Marketing digital
Empresas que utilizam o marketing de conteúdo, possuem um potencial de duplicar suas vendas. Seta vetor criado por studiogstock – br.freepik.com

 

O marketing digital é tudo relacionado a ações que você realiza online para atrair mais clientes e com isso mais vendas.

 

Umas das principais estratégias utilizadas no marketing digital é a produção de conteúdos otimizados em SEO (Search Engine Optimization).

 

A otimização de SEO é um dos pilares para quem trabalha com marketing digital, porque ela ajuda a melhorar seu ranqueamento nos motores de busca.

 

Além disso, outra técnica utilizada no marketing digital é o e-mail marketing, onde as pessoas deixam seus contatos para receber novidades, com isso, você divulga materiais gratuitos e anúncios de novos produtos para a lista de e-mail.

 

O grande segredo para um negócio alcançar o sucesso no mercado digital é o alcance que os conteúdos produzidos por você ou sua empresa é capaz de alcançar.

 

O marketing digital é um dos melhores tipos de marketing que você pode escolher, além de você poder alcançar diversas pessoas ao mesmo tempo, é possível analisar métricas com uma maior precisão.

 

2. Marketing de Relacionamento

Marketing de relacionamento
O marketing de relacionamento é um dos melhores tipos de marketing com foco no médio/longo prazo. Pessoas vetor criado por pikisuperstar – br.freepik.com

 

O foco principal do marketing de relacionamento é criar uma amizade saudável entre empresa e cliente. Para que você ou sua empresa alcance esse feito, o marketing de relacionamento trabalha direcionando suas ações ou da empresa com o nível de satisfação do cliente, de forma que as duas partes construam uma relação agradável.

 

O grande benefício de trabalhar com o marketing de relacionamento é que, além do comprador ter confiança em você ou na sua empresa, ele recomenda para as pessoas do seu circulo social, fazendo uma divulgação gratuita.

 

A principal estratégia adotada no marketing de relacionamento é a experiência do usuário, atendimento e a forma com é entregue o produto.

 

3. Marketing de Conteúdo

Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é sem dúvidas um dos melhores tipos de marketing, porque ele é capaz de duplicar o número de vendas. Fundo vetor criado por freepik – br.freepik.com

 

O marketing de conteúdo é nada mais que a distribuição de conteúdos informativos para atrair novos visitantes para que eles se tornem clientes. 

 

Andando do lado contrário as propagandas, onde você paga para que seu produto apareça, no marketing de conteúdo não é necessário pagar, a geração de conteúdos informativos funciona como uma isca para atrair clientes de forma gratuita.

 

Existem diversas formas para utilizar o marketing de conteúdo, onde é mais utilizado é nos vídeos, blogs, sites e nas redes sociais.

 

Além disso, é possível utilizar os dois tipos de marketing anteriores em conjunto com o marketing de conteúdo, utilizando SEO para otimizar seus conteúdos nos mecanismos de busca e para gerar uma conexão mais próxima com o visitante para que ele seja um futuro cliente fiel (inbound marketing).

 

As vantagens de se trabalhar com marketing de conteúdo são diversas, as principais são: aumento da participação do seu produto na vida do comprador e possibilidade de vender outros produtos.

 

Não sei se já te falaram, mas… O foco das grandes empresas é no pós venda, mas por que?

 

Porque se esse comprador ficar satisfeito com o serviço, a chance dele voltar em outra página de conteúdo sua e comprar outros produtos é muito grande.

 

4. Inbound Marketing

Inbound marketing
Inbound marketing, a arte de atrair novos clientes. Fundo vetor criado por freepik – br.freepik.com

 

Algumas características do inbound marketing são parecidas com o marketing de conteúdo. O intuito é atrair novos clientes, diferente de fazer um direcionamento para a compra, cortando a proximidade entre empresa e as pessoas.

 

Utilizando o inbound marketing é possível conquistar novos clientes potenciais necessitando de um investimento menor.

 

Este tipo de marketing é utilizado em blogs, sites e em vídeos no Youtube. O objetivo do inbound marketing é a atração usando os mecanismos de busca e uma maior interação com os clientes.

 

5. Outbound Marketing

Outbound marketing
Técnica muito utilizada até hoje, mas ela está sendo questionada, principalmente por causa de sua ineficácia. Fundo vetor criado por freepik – br.freepik.com

 

Para a maioria das pessoas, quando se fala em marketing, logo vem em suas mentes o conceito parecido com as técnicas utilizadas pelo outbound marketing.

 

Este foi um dos tipos de marketing mais utilizados. As técnicas utilizadas trabalham com propagandas, telemarketing, e outras formas de fazer publicidade.

 

Nos dias atuais, técnicas de outbound marketing estão sendo questionadas por quase não funcionar mais em comparação com outros tipos de marketing, com o objetivo de estreitar os laços com os clientes.

 

Mas, muitas empresas ainda utilizam este tipo de marketing, mas por que elas ainda utilizam uma técnica “ruim”?

 

Porque é uma forma mais simples de se comunicar com o público. Com isso, ao invés de deixar de lado o outbound marketing, essa técnica é utilizada em conjunto com outros tipos de marketing existentes.

 

Gostou dos principais tipos de marketing que são utilizados atualmente? Recomendo que você baixe meu E-book gratuito: Passo a Passo para criar seu primeiro negócio online, baixe clicando AQUI.

 

Abraço e sucesso,

 

Weslei Gomes

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *